News

ANJOS HOJE | ANGELS TODAY

PATENTE ATÉ 14 DE OUTUBRO DE 2012

Museu de Alberto Sampaio | Guimarães 2012

“No passado dia 2 de Junho de 2012 o Museu de Alberto Sampaio inaugurou a exposição Anjos Hoje, apresentando peças da autoria de Catarina Machado e Paulo Neves, comissariada por Manuel Graça Azevedo, no âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Esta exposição temporária insere-se na Angelorum. Anjos de Portugal, inaugurada no passado dia 11 de Maio pela qual se apresenta a evolução da representação do anjo na Arte em Portugal. Agora, apresentam-se os anjos do nosso tempo, com as linhas do século, concebidas a convite do Museu por dois artistas já consagrados no panorama das Artes em Portugal.

Estes anjos são as perspectivas pessoais dos respectivos autores, as suas interpretações sobre a temática, aqui vistas como objectos integrais de Arte. Em Paulo Neves encontramos lembranças totémicas e orgânicas, tão características da sua obra; em Catarina Machado, uma explosão das cores e das linhas curvas, com formas que se deixam perder nos conceitos.

Os Anjos Hoje estarão nas salas de exposição permanente, conversando harmoniosamente com as obras de eras passadas. Surgirão entre pinturas do Mestre Delirante de Guimarães e de Frei Carlos, numa tentativa de prolongamento da temática para os formulários estéticos actuais. E ficarão até dia 14 de Outubro.”